Não é de hoje que um bom currículo é essencial para garantir aquela vaga de emprego desejada, contudo, muitos trabalhadores acabam não se preocupando com a importância que esse tipo de documento possui.
Desta maneira, é bastante comum que esses currículos passem despercebidos no momento da seleção, o que é um grande problema, portanto, é fundamental entender como um bom currículo poderá fazer muita diferença.
Se atente que o currículo é o seu primeiro contato com a empresa, sendo assim, se você não consegue se destacar na primeira oportunidade, pode ser que você não consiga chegar em outras etapas do processo seletivo.
Montando o Currículo ideal
Se você já fez busca em sites especializados por modelos de currículo pronto, já deve ter percebido que todos eles são sucintos.
Isso ocorre porque um dos pontos essenciais a ser considerado na hora de fazer um currículo, é que este possua uma estrutura simples e seja fácil de ser entendido, mas sem deixar de ser eficiente.
Os itens que podem ajudar a estruturar esse currículo perfeito são:
1 – Introdução: informando os dados pessoais – foque apenas nas seguintes informações pessoais:
- Seu nome completo;
- Telefone de contato;
- E-mail;
- Endereços das redes sociais profissionais, principalmente do LinkedIn;
- Lugar que vive;
- Data de nascimento.
Não é necessário que você informe mais do que isso, evite o excesso de informações.
2 – Objetivo: especifique qual é a área de atuação desejada – entenda que essa parte deverá informar exatamente com o que você trabalha, como por exemplo:
- Finanças e Administração;
- Criação de Conteúdo e Publicidade Digital;
- Gestão de Pessoas e Recursos Humanos;
- Auxiliar de Saúde e Enfermagem.
Viu só como essas informações são curtas, mas evidenciam o objetivo da pessoa na empresa e apresentam exatamente a área de atuação?
3 – Formação: descreva bem no que você é formado – essa parte do currículo é muito importante e precisa de bastante cuidado. É o momento de descrever, de maneira simples, qual a sua escolaridade e quais são os cursos complementares que você realizou. Para quem ainda não tem nenhuma experiência profissional para descrever, essa é a parte mais importante do currículo, pois demonstra os conhecimentos que você adquiriu e que o capacitam para ocupar determinada vaga. Veja como você pode fazer:
- Informe qual é a modalidade do curso;
- Escreva o título do curso;
- Coloque o nome da instituição;
- O local em que o curso foi realizado;
- O período em que esse curso foi feito ou se ainda está para ser concluído.
O bom currículo, aquele que faz diferença, informa dados da formação, pois é uma maneira que permite ao contratante conhecer bem a história do candidato, a sua trajetória até aquele trabalho.
4 – Experiência: capriche ao informar as suas experiências profissionais – as informações que devem ser evidenciadas são:
- Nome da empresa que você trabalha ou que você já trabalhou;
- Período em que atuou nesse local de trabalho;
- Descrição muito breve sobre a empresa;
- Última função ou último cargo que atuou;
- Descrição das atividades realizadas na empresa.
Não negligencie essa parte, preste bastante atenção e informe o que for necessário. Lembre-se que as experiências devem ser descritas da experiência mais recente para a mais antiga.
Agora é a hora!
Agora que já conferiu as nossas dicas, você está pronto para fazer um excelente currículo! E lembre-se: Qualificação é tudo! Para ter um bom currículo, você precisa adquirir conhecimentos que chamem a atenção das empresas e que o capacitem para a função pretendida. Aqui na Informinas temos mais de 100 opções de cursos para fazer o seu Currículo se destacar dos demais e fazer a diferença para quem estiver analisando o documento.
Quer saber mais? https://www.informinascursos.com.br/