Desde o início de 2020, com o avanço da pandemia nos países, a incerteza tomou conta de vários setores. O trabalho remoto passou a ser uma realidade e um mundo cada vez mais virtual surge diante da necessidade de darmos continuidade a nossa vida.
Com essa “virada”, alguns setores passaram por grandes dificuldades, enquanto que outros conseguiram se sair bem, inclusive contratando mais pessoal. Um desses setores foi o de tecnologia, que já estava precisando de mão de obra qualificada e que, com a pandemia, aumentou a busca por pessoas capacitadas, ampliando as oportunidades profissionais e tornando-se um setor atrativo para quem está entrando no mercado de trabalho ou almeja mudar de carreira.
Veja a seguir, 4 opções de carreira para trabalhar com tecnologia:
Ciência de dados
Com a popularização da internet e a sua expansão, muitos dados passaram a ficar disponíveis nas mãos de grandes empresas. Saber o que fazer, filtrá-los e ajudar a organizá-los para a tomada de decisão é um desafio para essas corporações.
Por isso, ter profissionais com conhecimento em ciência de dados no quadro de funcionários tem sido cada vez mais necessário neste novo cenário.
Essa demanda gigantesca surgida em tão pouco tempo resultou em uma grande quantidade de vagas sem profissionais para preenchê-las. Logo, pessoas que tenham a qualificação necessária para trabalhar com ciência de dados são disputadíssimas em todo o mundo.
Desenvolvedor mobile
Essa expansão do ambiente virtual também trouxe a popularização de smartphones com recursos infinitos que cabem na palma da mão.
Com isso, pessoas estão acessando a internet cada vez mais de dispositivos móveis, fazendo com que o número de instalações de aplicativos cresça de forma assustadora, aquecendo o mercado de profissionais que criam essas soluções. O desenvolvedor mobile é o responsável por criar esses aplicativos.
Tais produtos são pensados na experiência do usuário e focados em entregar dispositivos que atendam as necessidades de cada empresa.
Robótica
A robótica é outro setor na tecnologia que tem buscado profissionais e não encontra mão de obra especializada.
Para se tornar um bom profissional de robótica, é preciso ter habilidades, tanto em software, quanto hardware e dominar muito bem a programação de computadores. A quantidade de profissionais que tem domínio dessas habilidades é bastante limitada e não tem acompanhado a abertura de vagas do setor.
Segurança da informação
Com a grande quantidade de dados confidenciais disponíveis na internet, tem sido cada vez mais necessário fortalecer as barreiras para evitar invasões a bancos de dados das empresas e o profissional de segurança da informação é aquele que tem a expertise e o conhecimento necessário para atuar tanto de forma preventiva, quanto corretiva.
Como vimos, as oportunidades profissionais são as mais diversas, isso faz com que aqueles que estudam e tenham uma qualificação, consigam boas oportunidades profissionais, dentro e fora do país.
Agora você deve estar se perguntando: o que eu faço para entrar nesse mercado?
Para aproveitar esse cenário, investir em educação e capacitação pessoal é a chave, e a Informinas pode te ajudar neste ponto.
Temos mais de 100 opções de cursos, todos com certificado válido em todo o território nacional. São Cursos na área de Informática e Profissionalizantes para você estudar, aprender e se qualificar para os desafios do mercado de trabalho.