As Ferramentas Digitais são recursos tecnológicos que substituem ou melhoram processos e tarefas para dar mais produtividade e praticidade à rotina de trabalho.
Através das ferramentas com recursos avançados e automatizados, são estabelecidos novos processos e fluxos de trabalho nas empresas, que podem impulsionar a inovação, tanto internamente quanto no relacionamento com os clientes. Mas afinal, será que um software diferente para e-mails ou para realizar uma reunião virtual, ou até mesmo criar e salvar um documento na nuvem pode, de fato, impulsionar a inovação nas empresas? A resposta mais simples e direta é: sim!
Para entender quais ferramentas digitais podem transformar o dia a dia das empresas, listamos três ferramentas já validadas no mercado e com potencial para promover a otimização de processos. Confira:
- Trello – Disponível em português, o Trello é uma ferramenta colaborativa que organiza projetos em quadros, em que são inseridas listas de tarefas a serem seguidas individualmente ou em equipe. Cada lista recebe cartões com descrições, prazos determinados e objetivos a serem concluídos. Os quadros podem ser compartilhados com qualquer pessoa com cadastro no Trello, e é possível adicionar múltiplos usuários aos cartões. O Trello conta também com um sistema de etiquetas com cores. Além de ajudar a categorizar atividades, o recurso facilita a filtragem dos cartões durante buscas na plataforma. Itens urgentes podem ser sinalizados com a cor vermelha, e tarefas em andamento podem ser marcadas de amarelo, por exemplo.
- mLabs – é um gerenciador de redes sociais pago, criado no Brasil, que permite comandar diferentes perfis em uma única plataforma online, tornando a organização das contas mais fácil. A ferramenta é muito utilizada por agências e profissionais de marketing no gerenciamento de contas de empresas, para facilitar a dinâmica de criação e publicação de posts, monitoramento de interação do público e análise de audiência das publicações. Mas isso não significa que o mLabs só funcione para empresas. Qualquer pessoa pode contratar o serviço. Uma das vantagens para o usuário comum é a possibilidade de realizar processos indisponíveis nos apps para celular através do computador. É possível gerenciar Instagram, incluindo Stories e IGTV, Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube, além do Google Analytics e do Google Meu Negócio. Para gerenciar suas redes sociais, o usuário deverá criar um “Perfil” do mLabs. Cada perfil poderá administrar uma conta de cada rede social do usuário. Ou seja, com o mesmo perfil, é possível monitorar uma página no Facebook, uma do Instagram e um canal do YouTube simultaneamente, por exemplo.
- Canva – é um editor gráfico que permite criar artes de forma fácil, usando modelos prontos ou criando os próprios layouts. O serviço é útil para criar posts para redes sociais ou para sites, cartões para impressão, materiais gráficos como cartazes, folderes, currículos, entre várias outras opções. O Canva é uma excelente solução para a criação de peças gráficas para aqueles que não possuem um programa profissional. A facilidade no uso também é um atrativo, já que o serviço dispõe de modelos prontos personalizáveis e oferece instrumentos de edição de uso intuitivo. A quantidade de templates prontos é um ponto de destaque do Canva, já que o app possui um catálogo extenso e bem organizado, que facilita a busca pelo modelo desejado. Além dos modelos prontos, também é possível criar um design a partir de um documento em branco. Os recursos de edição são fáceis de usar e bastante objetivos. A tela mostra a arte pronta e o usuário pode movimentar livremente todos os objetos da peça, dimensionando e posicionando como quiser dentro do espaço.
A inovação é um processo contínuo já que a tecnologia evolui constantemente. Nesse sentido, as ferramentas digitais têm a capacidade de ampliar e aperfeiçoar várias habilidades dos funcionários e impulsionar o desenvolvimento de soluções modernas e práticas para as empresas.