Segundo dados recentes, 450 mil vagas estarão abertas no Brasil até 2024 para o mercado de tecnologia da informação.
Informações como essas é o que você mais tem visto por aí e pode ser um dos motivos que o fez buscar conhecimento para aprender programação de computares. Isso é bom, pois somente os qualificados terão espaço neste mercado.
Mas como aprender a programar? Qual a rota que você precisa seguir para chegar a fluência na programação?
A seguir veja 4 dicas para sair do zero e avançar etapas até se tornar um profissional qualificado para qualquer desafio.
1. Escolher a linguagem e aprender conceitos básicos é o primeiro passo para aprender a programar
Entender os conceitos básicos é fundamental para qualquer nova habilidade que você queira dominar, em seguida será preciso aplicá-la e por isso você precisa escolher uma linguagem de programação que será utilizada de acordo com os seus objetivos.
Javascript pode ser útil se você quer fazer sites, mas C++ pode ser melhor para criar softwares mais robustos.
Portanto, defina os seus objetivos na programação, aprenda conceitos básicos e aplique-os com projetos pessoais ou copiando o que já existe.
2. Quem quer aprender a programar, precisa entender estrutura de dados e algoritmos
Você decidiu que aprenderá a programar do zero, escolheu uma linguagem, já tem o seu objetivo de carreira bem definido, entretanto, ainda tem uma dificuldade na resolução de alguns problemas.
Para alguns, esse é o momento de você aprender estrutura de dados e algoritmos. Já para outros, você devia ter aprendido esses conceitos antes mesmo de qualquer outra coisa.
Seja em um momento ou em outro, é preciso entender que você estará resolvendo problemas e por isso vai precisar de ferramentas e um processo bem definido. Portanto, estude os conceitos e aplique lógica e algoritmos. Em seguida vá praticando aos poucos resolvendo um problema de cada vez.
3. Crie seus próprios projetos!
A terceira dica envolve uma postura ativa.
Como você já adquiriu bastante conhecimento, é nesse momento que deve avançar para a terceira etapa, que é construir alguma coisa com todo esse aprendizado.
Essa é a melhor parte!
Veja, nessa etapa você não precisa criar o Facebook ou um site de notícias como o G1, basta dar um passo de cada vez, construindo pequenos projetos, ou um site pessoal para apresentar o seu trabalho.
Se você está aprendendo a criar sites, então comece com um site estático, veja páginas de contato interessantes e repita para ver se você aprendeu a criar formulários. Nesse momento, você pode esbarrar em algumas dificuldades e isso é perfeitamente normal, só precisa aprender a controlá-las para crescer e se desenvolver.
4. Avance e busque mais conhecimento com bons cursos de programação
O lado bom de entrar nessa área é que você encontra bastante material em português e inglês (para quem domina) em bons cursos de programação.
E a Informinas disponibiliza uma infinidade de conteúdo criado por profissionais qualificados para você aprender mais e dominar cada habilidade exigida no mercado de trabalho. Veja algumas opções:
- Web Design para iniciantes: aprenda o básico de design para a web e crie sites responsivos;
- Lógica de programação: neste curso você aprende lógica, o básico de PHP, algoritmos, portugol, variáveis e muito mais;
- Introdução a HTML e CSS: origem da linguagem de marcação, sintaxe, classe e IDs, seletores, layouts e muito mais;
- HTML avançado: estilos de texto e fontes, como funcionam os frames, estruturação HTML;
- Programação em C#: programação orientada a objetos, lógica e linguagem C, como relacionar, etc;
- Banco de dados: administração, análise e modelagem de banco de dados, banco de dados NoSQL, SQL server e linguagem SQL, Data Wharehousing, e Data Mining;
- Python: introdução e instalação, variáveis, tipos de dados, lógica de programação e estruturas condicionais,
Em resumo, você pode começar a estudar programação por lógica e algoritmos que juntos de um bom curso serão a base necessária para avançar. Em seguida aplique tudo em um projeto pessoal e explore novas linguagens de programação conforme você for avançando.
Agora que você já sabe por onde começar, venha pra Informinas, pratique bastante, erre muito, aprenda com os erros e se torne um excelente programador.
O mercado de trabalho espera por você!